06 fevereiro 2015

PARA ONDE VAI O MEU LIXO ?





Oi meus amores tudo bem ? espero que sim então hj vamos falar de um assunto que me preocupa muito creio que muitos de vcs já fizeram essa pergunta PARA ONDE VAI O MEU LIXO ?  pois é galera um assunto que toda população deveria se preocupar vcs sabiam que apenas 18%  dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva ? preocupante neh eu sei mas os nossos governantes não estão preocupados com isso ,  moro atualmente na cidade de Niterói rj e sempre me perguntei gente não vejo carros de coleta seletiva nessa cidade bem pelo menos no meu bairro , sempre que ajuntava meu lixo para colocar na rua ficava triste pois 100% do meu lixo pode ser reciclado e ficava imaginando onde meu lixo vai parar em lixões a céu aberto ? será se vai ser incinerado ? será que vai para aterro ? pois é difícil neh vamos conhecer um pouco do destino do lixo no Brasil .


Lixôes :
Local onde o lixo é jogado a céu aberto e sem qualquer proteção ao meio ambiente, provocando poluição do solo, do ar e da água. Isso causa mau cheiro, proliferação de doenças e animais daninhos como ratos, baratas, moscas e urubus.
Geralmente existem catadores de lixo que sobrevivem retirando alimentos e separando lixos recicláveis para comercializar. Esse tipo de trabalho, por questões óbvias, é proibido, mas a situação nos lixões é tão desprezível que proibir os catadores de trabalhar ali os deixa ainda mais vulneráveis, sem opções de renda.

Aterro Controlado:
Local cercado para disposição final do lixo, coberto diariamente com terra e fiscalizado, impedindo a circulação de catadores.

Aterros Sanitários:
Área de disposição cercada, onde os resíduos são depositados em camadas compactadas e cobertas com argila diariamente, evitando mau cheiro e insetos. Neste sistema, os gases oriundos da decomposição da matéria orgânica são coletados e queimados. O Brasil está iniciando o processo de aproveitamento dos gases para geração de energia.
O chorume - substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas - é drenado para tratamento adequado.

incineração :
Neste processo, os resíduos são queimados em usinas de incineração. Esse método, apesar de reduzir drasticamente o volume do lixo e neutralizar a ação de bactérias, é muito polêmico por ser poluente se os gases resultantes da queima não forem tratados. Além de caro, a incineração elimina a possibilidade de se reciclar o material.
Este processo pode ser aproveitado para produção de energia elétrica.

Usinas de compostagem:
Local onde o lixo orgânico é separado, triturado, peneirado e após processo de compostagem, é transformado em adubo orgânico. Dá-se o nome de compostagem ao processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem vegetal e animal. Esse processo tem como resultado final um produto que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Poderia ser chamada de "reciclagem natural".

Compostagem:

É a técnica que transforma o lixo orgânico em adubo. É possível ser caseira, feita em pequenas caixas de madeira ou plástico, gerando adubo para pequenas hortas, plantações e jardins, ou ter proporções maiores, como é o caso das chamadas usinas de compostagem já existentes no Brasil.

Então meninas perguntando a um gari na rua conseguir resolver meu problema próximo a minha casa tem a clin responsável pela limpeza das ruas aqui em Niterói rj e lá descobri uma parceria feita com a ampla conhecido como Ecoampla  Para participar basta levar seu lixo reciclável, já separado por tipo ao posto de coleta mais próximo e se cadastrar com sua conta de luz.Lá os resíduos serão pesados, o valor do bônus será calculado e emitido um comprovante para o cliente. Você poderá realizar quantas trocas quiser durante o mês e o bônus será creditado na próxima conta de luz a ser emitida.

Espero que vcs tenham gostado e quem for aqui de Niterói rj e quiser saber mais sobre  a Ecoampla vou deixar o link Ecoampla ok bjo e até a próxima .

BY:JÚ 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Aki tem coleta ju e eu separou tudinho!!����

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
comente,opine, se expresse! este espaço é seu .
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre bjo .